O que é a endodontia?

A endodontia é uma área de diferenciação na medicina dentária, responsável pelo estudo da polpa dentária, dos canais radiculares e dos tecidos periapicais, ou seja, dos tecidos em torno do dente.

Dr. Miguel Coelho

Desvitalização

A Endodontia é a área da Medicina Dentária que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, tratamento e controlo das alterações da polpa e dos tecidos peri-radiculares.

O espaço da polpa é limpo, preparado e preenchido por um material biocompatível para promover o selamento dos canais dentários e impedir, ou pelo menos dificultar, a entrada de bactérias. Depois do dente ser desvitalizado deverá ser recuperado através de uma coroa, ou de qualquer outra restauração que permita adquirir a função perdida.

Vantagens

A desvitalização dentária garante ao paciente vantagens que lhe permitem um maior conforto na sua rotina bucal, nomeadamente:
  • Término da dor dentária;
  • Manutenção do dente natural;
  • Evita uma extração dentária;
  • Mantém a função dentária completa e evita os problemas associados à perda de um dente;
  • Previne a entradade novas bactérias;

Sinais de alerta

Nos casos em que a infeção bacteriana da polpa dentária provoca uma dor aguda agressiva, o indivíduo está perante uma pulpite irreversível, para o qual o único tratamento efetivo é a desvitalização imediata do dente.

Noutros casos, a dor pode ser bastante mais ténue e fazer com que acabe por adiar uma consulta médica. A longo prazo, o que pode acontecer é o aparecimento de um abcesso, um sinal de que o nervo já morreu devido à infeção. “Quando um nervo de um dente morre e nada se faz, as bactérias alimentam-se do resto do nervo e vão evoluindo pelo interior do dente até chegar à raiz, criando um abcesso”.

Também neste caso a desvitalização é o tratamento adequado. Para evitar este cenário, é importante estar atento a outros sinais de alerta como sensações agressivas no dente devido a variações de temperatura, dor latejante à noite ou dor durante a mastigação de alimentos.

Galeria