Image

Cirurgia Oral

O que é a cirurgia oral?

A cirurgia oral é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas.

Dr. Flávio Costa

Image

Campo de atuação

O campo de actuação da cirurgia oral é muito extenso, incluindo, entre outros os seguintes actos:
  • Exodontias (extracção de dentes inclusos ou presentes na arcada);
  • Cirurgia endodôntica (realizada quando, por diversos motivos, o tratamento endodôntico não é bem sucedido);
  • Cirurgia de patologia quística ou tumoral, cirurgia periodontal, implantologia, cirurgia pré-protética (preparação da boca para que seja colocada uma prótese), cirurgia de lesões infecciosas e traumatologia oral.

Dente incluso

É uma alteração no desenvolvimento e erupção em que um determinado dente, chegada a época normal de erupção, permanece no interior do maxilar (mucosa ou osso).

Esta situação geralmente acontece por falta de espaço no maxilar para a erupção desse dente. Os dentes que mais frequentemente ficam inclusos são os terceiros molares ou dentes do siso, principalmente os inferiores.

Os actos cirúrgicos provocam dor?

Todos os procedimentos cirúrgicos em si são traumáticos, mas podem ser minimizados. Com a evolução da medicina dentária, podemos afirmar que o desconforto associado a qualquer acto clínico é mínimo.

O acto cirúrgico inclui várias etapas, começando na obtenção da história clínica do paciente, diagnóstico e planificação adequada da intervenção, seguindo-se uma técnica anestésica adequada e uma técnica cirúrgica atraumática, posteriormente a adopção de uma terapêutica pós-operatória eficaz. Estes procedimentos vão permitir-lhe um elevado conforto durante e após o acto cirúrgico.

Galeria