Saúde oral nas crianças

Saúde oral nas crianças

Visitar o médico dentista desde muito cedo é de extrema importância para a saúde oral das crianças, sobretudo, para evitarmos cáries dentárias nos dentes deciduos e numa fase mais posterior, no desenvolvimento dos dentes definitivos. 

Dentes deciduos
Vulgarmente conhecidos como dentes de leite, nascem a partir dos 6-8 meses de idade.

Normalmente está associada a vermelhidão das gengivas, dificuldade em dormir, aumento na produção de saliva e maior ansiedade no bebé, estando também associado à frequência aumentada em levar brinquedos à boca para ajudar a pressionar a zona inflamada.
Primeira visita ao Médico Dentista

A primeira visita deve ser logo após o nascimento dos primeiros dentes deciduos. 

Até ao primeiro ano de vida do bebé, é aconselhável uma visita ao médico dentista de forma a serem discutidos os hábitos de higiene oral executados diariamente e deste modo, é possível ajudar a corrigir algum hábito que possa estar menos correto.

Dentes definitivos

Normalmente começam a surgir por volta dos 5 anos de idade.

Importante referir que o primeiro molar definitivo nasce e não cai nenhum dente deciduo, daí a importância de os pais estarem atentos e logo que estes nasçam é fundamental a colocação de selantes de fissura (vernizes de proteção) com o intuito de ajudar a proteger das eventuais cáries que possam surgir. Os primeiros molares são dentes com bastantes fissuras e por isso mais difíceis de escovar, estando também na parte mais posterior da boca.

Cheque dentista

Existem fases importantes no nascimento dentário, que são acompanhadas pelo cheque dentista que ajudam a não esquecer a visita ao médico dentista. 

Podem ser entregues na escola ou então pelo médico de família.

Flúor nas crianças

A administração de flúor às crianças tem sido alvo de discussão ao longo dos anos. 

Segundo as recomendações da Direção Geral da Saúde, deve ser dada prioridade ao uso de flúor nos dentífricos utilizados na escovagem dos dentes desde a sua erupção. 

Escovagem dentária nas crianças
0-3 anos
- Escovagem realizada pelos pais a partir do nascimento do primeiro dente decíduo;
- 2x/dia (uma vez obrigatoriamente ao deitar);
- Utilizar gaze, dedeira ou escova macia de tamanho adequado à criança.

3-6 anos
- Escovagem realizada pela criança, acompanhada sempre pelos pais;
- 2x/ dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando escova macia de tamanho adequado;
- A quantidade de pasta dentífrica deve conter 1000-1500 ppm de flúor e deverá equivaler ao tamanho da unha do 5º dedo da criança.

> 6 anos
- Escovagem realizada pela criança, acompanhada sempre pelos pais;
- 2x/dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma escova macia;
- A quantidade de pasta dentífrica deve conter 1000-1500 ppm de flúor e deverá ter o tamanho de uma ervilha ou até 1cm de dentífrico.
Image
Image